quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hoje é dia de greve

Hoje é dia de Greve Geral, por isso, comecei o meu dia com uma reunião às 8h da manhã seguindo-se outra às 9h. Para chegar a horas à primeira reunião, levantei-me uma hora mais cedo, ou seja, fiz greve geral a uma hora de sono! Assim pude demonstrar toda a minha revolta e o meu protesto ao sono, que me desgoverna os horários no dia-a-dia!

Agora a sério! Não entendo, nunca entendi e tenho dúvidas que algum dia venha a entender as greves dos trabalhadores! Aceito as manifestações dos desempregados, dos pensionistas, dos trabalhadores com salários em atraso e, até entendendo, as dos patrões contra as políticas fiscais e económicas. Mas não entendo as greves dos trabalhadores.

Primeiro, um trabalhador, nos dias que correm, deveria fazer uma festa (ao fim-de-semana, vá!) por ter emprego! Depois, os trabalhadores que recebem acima da média deveriam fazer uma grande festa por terem emprego e receberem acima da média. Por último, e quanto a mim mais relevante, os funcionários públicos deveriam agradecer a todos os portugueses e especialmente aos governantes, o facto de terem emprego, regra geral com salários acima da média e com garantia vitalícia, pois não podem ser despedidos, mesmo que não sirvam para nada, mesmo que a função não seja relevante e mesmo quando não são produtivos. Deveriam agradecer as regalias, como a ADSE, e os transportes gratuitos (no caso dos funcionários da CP, Carris, STCP, Metro, TAP, entre outros). Essas regalias são parte integrante do vencimento. Representa muitos euros e, mais engraçado, é que são pagas por todos nós!

Agora a questão dos sindicatos: quando foi a última vez que um dirigente sindical trabalhou? O que é que o Carvalho da Silva já fez na vida? Será que os trabalhadores sindicalizados já pensaram nisso? E será que já pensaram o quanto eles ganham? E quem lhes paga? Pois pensem! Pensem nisso.

Uma outra dúvida que tenho é esta. Como é que um funcionário de uma empresa, cuja empresa tem ainda alguma saúde financeira, que lhe paga o salário no dia combinado e pelo valor combinado, como é que estew funcionário pode, em consciência, decidir fazer greve? Como é que este funcionário decide prejudicar a saúde da sua empresa? Onde está a lógica, a razão e a justiça?

Para terminar, hoje, devido a um evento tenho que trabalhar até muito perto da meia-noite. Voluntariamente irei fazê-lo. E com orgulho!

P.S.: Há uma classe que deveria protestar e fazer greve, que deveria apelar à sociedade civil e ao Estado que olhassem para ela, que os apoiá-se e lhes desse melhores condições: São os Bombeiros, tantas vezes esquecidos. Dentro dessa classe, os voluntários seriam os que mais regalias deveriam ter. Afinal, sob o lema Vida Por Vida, eles trocam a vida deles pela nossa, a custo zero, ou a troco de uns tostões e do nobre orgulho de nos salvarem! Se o Estado quiser cobrar um imposto especial para benefício dos Bombeiros, em vez de cobrar taxas de audivisuais, isso sim, era serviço público de qualidade!


1 comentário:

Anónimo disse...

who is robert pattinson dating today http://loveepicentre.com/map/ dating big women
tallahassee florida dating services [url=http://loveepicentre.com/map/]vienna girardi dating[/url] french dating service french dating
asian dating services in seattle washington [url=http://loveepicentre.com/map/]dating fl[/url] just lunch edmonton dating membership cost [url=http://loveepicentre.com/user/alexcom22/]alexcom22[/url] poz dating sites