terça-feira, 9 de setembro de 2008

Espaço para dois... outra vez

As ironias da vida fazem com que nem todos tenham as mesmas oportunidades.
O meu amigo V. não tem sido bafejado pela sorte, mas agora, finalmente, conseguiu um emprego decente. Há algum tempo voltou para casa dos pais, mas agora, por causa do novo emprego, tem necessidade de se mudar. Enquanto não encontra onde ficar, pediu-me para ficar em minha casa. Eu acedi desde logo.
Por isso, até ao final do mês, a minha casa voltará a ser um espaço partilhado.
Confesso que me custa, confesso que o meu egoísmo me faz sentir um bocadinho incomodado com isso e sinto, até, o estômago embrulhado por ter que partilhar o meu espaço.
Mas nestas coisas, tudo o que eu possa sentir é completamente secundário e facilmente ultrapassável. Para mim, este é o significado de amizade.
E se o meu amigo precisa de empurrar o mundo, então eu dou uma mãozinha. Afinal, sempre se torna mais fácil se forem dois a empurrar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por tão pouco tempo, também partilhava o meu espaço. Mais não. Amizade é isso sim. Esquecermo-nos um pouco de nós,disponibilidade,
sacrifício... Parabéns!

Rosa b.

Anónimo disse...

Também tremo só de pensar em ver o meu espaço invadido. Em ter que, de algum modo, alterar os meus hábitos diários, mesmo que insignificantes e apenas temporariamente.

Ao mesmo tempo sinto uma insegurança tremenda, porque só aparece em minha casa quem é importante para mim e, consequentemente, sinto o dever de tornar a sua estadia comigo o mais agradável possível.

O certo é que, quando dou por mim, estou a empurrar um carrinho de compras pelos corredores do supermercado, pesquisando as prateleiras em busca dos artigos que sei serem do agrado das minhas visitas. E sinto-me bem com isso. :-)

Por um lado, egoísmo puro. Por outro, amizade genuína. Quanto a mim só indicam que estamos vivos e não somos desprovidos de sentimentos, mesmo que às vezes não saibamos o que fazer deles.

Encontrei este blog por acaso e gostei. Talvez volte. Nem que seja apenas para ler textos bem pontuados e sem erros ortográficos.