quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Turbilhão

O que poderá levar alguém a escrever um post a esta hora, acabado de chegar a casa, vindo de Lisboa, para onde se foi às oito e trinta da manhã?
No meu caso, a resposta é simples: apesar de um cansaço terrível, a falta de sono!
Nas últimas semanas tenho tido alguma dificuldade em dormir.
Há que reconhecê-lo: a minha saúde mental está longe dos melhores dias. O estado de ansiedade e a pressão que exerço sobre mim próprio, fruto do meu grau de exigência e da minha má gestão de expectativas têm-me afectado consideravelmente.
Hoje sou menos forte do que já fui. Hoje sou menos resistente do que já fui. Hoje sou mais vulnerável do que já fui.
Nada tem a ver com inseguranças como poderia este texto transmitir. Nada disso. Tem muito mais a ver com indefenições. Nunca soube viver muito bem no meio de indefinições e, acima de tudo sempre fui procurando escapes. Formas de redireccionar a minha atenção. Subterfúgios.
Quando todos os caminhos se parecem encerrar em si, tornando tudo mais redundante, a falta de discernimento e a falta de clareza no pensamento tornam tudo mais difícil.
Há dias assim, eu sei.
Mais uma vez a solução estará em mim. Terei que a procurar.
Seria mais fácil parar e definir um rumo. Desta vez vou adiando. Gostaria de, por uma vez, definir um rumo sem ter de parar.
Penso assim: o que é o pior que me pode acontecer? Sei lá! Interessa-me apenas saber o que é o melhor que me pode acontecer.
Todos temos limitações. Todos temos medos, receios, ansiedades, indefinições. Alguns deixam-se condicionar, outros preferem procurar motivações e agarrar-se a elas.
Devemos ir empurrando os limites. Quero dizer, devemos desafiar os nossos limites, tornarmo-nos mais fortes e criar novos limites. Cair é apenas o pior cenário, mas também é mau ter medo de cair, deixar de fazer as coisas por medo da queda.
Como diz a canção, há que penar p'ra aprender a viver/e a vida não é existir sem mais nada/a vida não é dia sim dia não/é feita em cada entrega alucinada...

Não sei se preceberam a ideia. É mais ou menos isto... ou então é algo completamente diferente, sei lá eu!

3 comentários:

Anónimo disse...

....a sensação que é necessario mudar algo, ou tudo, e não saber como.....

LIA disse...

Hey!!!Onde anda a janelinha para os seguidores,hein?Há k actualizar...:-P
;O))

Pêndulo disse...

espero que as coisas estejam melhor e que o espírito esteja mais arejado... e que tenhas encontrado o teu caminho :))

...não és o único no meio desse turbilhão de sentimentos, indefinições e frustrações... :((

****