segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E(u)goísta!

Uma relação a dois só faz sentido se o saldo entre o que a relação traz de positivo à nossa vida versus o que temos que abdicar for positivo.
Sempre achei que gostar não basta. Podemos gostar muito de uma pessoa, mas se o que temos de abdicar por essa pessoa é mais importante do que o que a relação nos trará, é melhor seguirmos caminhos diferentes. Mais tarde ou mais cedo vai correr mal. Mais tarde ou mais cedo vamos perceber que não somos felizes nessa relação.
Temos ainda que perceber quão egoistas somos para perceber se vale a pena começar uma relação. Se não queremos abdicar, se queremos uma independência total, se queremos escolher a quem damos e o que damos, se queremos procurar em total liberdade, talvez seja melhor não nos envolvermos em relações de compromisso. Se somos egoístas e queremos ser independentes e totalmente livres, mais vale assumi-lo.
Não há relações perfeitas, sabemos disso. Estar sozinho e ser independente também vai ter sempre o seu lado negativo, porque nunca vamos poder ter o que queremos da forma que queremos.
O equilíbrio... o equilíbrio entre uma relação a dois e a liberdade talvez não exista. Por isso, o melhor é escolhermos o que nos trará mais felicidade. Nunca ninguém deixará de ser egoísta se já o for, nem nunca ninguém se tornará um egoista puro se nunca o tiver sido.
Todos temos as nossas próprias características. Assumir-se como egoísta não pode ser criticável. Dançar Tango não tem que ser para todos...

1 comentário:

Jasmim disse...

passei aqui pelo teu cantinho :) e gostei muito ... vou ser uma leitora assídua :) espero que passes também pelo meu!

bj*