Assisto neste preciso momento, no National Geographic, a um documentário sobre a Maçonaria.
Neste documentário, os próprios Maçons começam por definir a Maçonaria como a maior sociedade secreta do mundo. Parto desse ponto.
Um documentário sobre a maior sociedade secreta do mundo parece, por si só, algo estranho. Se é secreta, como se chega à fala com eles, como é que se expõem para o mundo através de um documentário? Na minha opinião, porque necessitam de passar a mensagem de que a Maçonaria é uma sociedade perfeitamente normal, apesar de ser secreta, de ter rituais e de ser restrita.
Lembro-me de ter visitado em Salamanca um Museu onde pudemos ver uma réplica de uma "Loja Maçonica" (nome dado pela Maçonaria às instalações onde se reunem os Maçons) e assistir a um documentário que retrata a história da maçonaria. Fiquei, nessa altura, a saber que existem rituais de iniciação para os novos membros, que existem regras rígidas e que quem as não cumpre é expulso.
Confesso que este é um tema que me deixa desconfortável, pelo que vou assistindo, lendo e vendo sobre a sua história. Alfabetos secretos, simbolos e gestos secretos, influências ao mais alto nível, principalmente ao nível da política e dos governantes. As histórias que se sabem, associam membros da maçonaria a homicídios, e, até, à máfia e à Igreja (Vaticano). O que eles chamam de teorias da conspiração, podem muito bem ser verdades desconfortáveis, que foram mal guardadas e que chegaram a público, e, o que é certo, é que as pessoas (ou maçons) que se movem neste meio são influentes, fazem parte dos mais altos cargos, na banca, na indústria ou na política.
Acredito que a gorvernação do mundo passe, em boa parte, pela Maçonaria e as suas vontades, de uma forma dissimulada, nunca perceptível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Deveria se informar mais antes de falar tantas palavras sem o menor sentido ou contexto, lendo o que escreveu percebe-se que não tem a menor intimidade ou conhecimento com os fatos históricos e reais... As maiores autoridades do mundo são maçons isso não significa influência, significa sim que os maçons são pessoas de inteligência superior a nós que somos profanos.
Obrigado
Eu sou maçom e posso afirmar, tais acusações são levianas sem fundamento algum. A Maçonaria é uma sociedade discreta que tem com um de seus objetivos, a evolução do caráter, da ética e da benevolência entre o homem com a humanidade. São de acusações sem fundamento e partindo obviamente de quem não entende do assunto, é que a Maçonaria se envolve em tais conspirações.
Enviar um comentário