terça-feira, 24 de junho de 2008

S. João

Há um ano atrás passei o S. João com os meus pais, a minha irmã, o meu cunhado e o meu afilhado em casa dos meus pais.
Foi o primeiro S. João a sério do meu afilhado, com sardinhas e dois balões de S. João.
Este ano eles foram para Guimarães e eu jantei em casa, com os amigos.
Ao telefone, com a minha mãe, fiquei a saber que à tarde, ela e o meu afilhado tinham ido para a mata fazer um piquenique, com cestinho com o lanche e tudo, como um piquenique deve ser. O menino ficou radiante, e foi bom saber que um dia ele irá recordar o seu primeiro piquenique de uma forma muito especial - «foi com a minha vóvó», como ele próprio diz.
O jantar aqui por casa correu bem e durou imenso, como sempre. Fomos depois para junto da Serra do Pilar ver o fogo de artifício (ou o que restava dele, à hora a que lá chegamos).
Descemos depois até á ribeira de Gaia, parando ainda em frente à casa de uma qualquer família que lançava um balão. Com toda a lata participamos no eficaz lançamento!
Depois, atravessamos o tabuleiro inferior da Ponte. Grande susto! Nas muitas vezes em que já tinha atravessado a pé a ponte, nunca tinha sentido aquela sensação. Caminhar com a sensação de que se está com os copos - quando ainda não se está, de facto - foi assustador. Só me passava pela cabeça que a ponte fosse cair. Foi a verdadeira aventura. Nunca pensei que uma ponte pudesse criar tal sensação, tal era a vibração e oscilação da mesma.
O resto da noite, já se sabe, copos e marteladas, na mesma proporção! Quando a noite já ia longa e o grau alcoólico elevado, lá fomos para o baile do largo do bairro de Miragaia, verdadeiro ponto de encontro da euforia de muitos conhecidos que por lá encontrei. Ainda dei um saltinho á Alfandega para ver o Alvim - fraquinho, fraquinho - e terminamos a noite a tentar comer - sim foi apenas isso, tentar - aquele que acabei por eleger "O PIOR CACHORRO-QUENTE DA MINHA VIDA". Tenho para mim que o estado em que me encontro hoje foi resultado desse encontro imediato com o dito cachorro (ou então foi do que andei a beber, não sei!).
Hoje, depois de vários planos que sairam furados, acabei novamente por ir para a Ribeira, onde acabei por ficar a jantar. Com outras companhias mas com a mesma diversão e... sem copos, que isto hoje não está fácil.
Amanhã vou para as Caldas e, garanto-vos, não vou fazer um c@r@lho (digam lá que não foi um trocadilho genial?).
Agora vou dormir, embalado pela música...


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá. Somos a TURMA LUSA DE LISBOA,uma equipa organizada que mantém a arte e tradição na construção e lançamento de balões sanjoaninos. Ao visionar o seu blog e ao ler o seu texto, verifiquei que já fez parte no lançamento de balões no S. João do Porto. Por isso gostaria de pedir um favor, que era no caso de possuir algumas fotos do lançamento desses balões ou de outros, que pudessem nos enviar pois estamos em vias de lançar um site somente dedicado a tradição do balão de S. João e concerteza iremos divulgar muitas imagens de lançamento de balões. Caso possua fotos, estas podem ser recentes como também antigas, onde apenas peço que nos identifique o ano e em que cidade foi lançado. Para nós será de grande importancia contar com a vossa ajuda.
Pode enviar as fotos para o nosso e-mail:
turma.lusa@hotmail.com
Aguardo pela vossa resposta e despeço-me com os meus melhores cumprimentos.
Atenciosamente.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA