sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Quem me leva os meus fantasmas

A minha relação com a música de Pedro Abrunhosa é, digamos, estranha.

Não gosto do homem, e, regra geral, não ouço a música dele.

Ontem na minha ida a Lisboa - ida relâmpago, já que o almoço já o fiz no norte - ouvi na rádio a música "Quem me leva os meus fantasmas". Ouvi a música até ao fim e a letra, de alguma forma, despertou-me os sentidos. Fiquei com a música no ouvido o resto do dia.

Hoje, quando fui a Matosinhos para almoçar com amigos, a música voltou a passar e, ainda com mais atenção, reparei em como a letra é brutalmente bem conseguida, tocante, emocionante.

Apeteceu-me dedicá-la a alguém, de quem de imediato me lembrei. Não o vou fazer, fica só para mim.



A letra é esta:



Aquele era o tempo em que as mãos se fechavam

E nas noites brilhantes as palavras voavam

E eu via que o céu me nascia dos dedos

E a Ursa Maior eram ferros acessos

Marinheiros perdidos em portos distantes

Em bares escondidos em sonhos gigantes

E a cidade vazia da cor do asfalto

E alguém me pedia que cantasse mais alto



Quem me leva os meus fantasmas

Quem me salva desta espada

Quem me diz onde é a estrada



Aquele era o tempo em que as sombras se abriam

Em que homens negavam o que outros erguiam

Eu bebia da vida em goles pequenos

Tropeçava no riso abraçava venenos

De costas voltadas não se vê o futuro

Nem o rumo da bala nem a falha no muro

E alguém me gritava com voz de profeta

Que o caminho se faz entre o alvo e a seta

De que serve ter o mapa se o fim está traçado

De que serve até à vista se o barco está parado

De que serve ter a chave se a porta está aberta

De que servem as palavras se a casa está deserta

E a música é esta, goste-se ou não???





2 comentários:

Inês disse...

Há uns meses atrás também não resisti a fazer um post sobre esta música. Eu gosto muito de algumas baladas do Pedro Abrunhosa apesar de o detestar ver ao vivo. Esta música é muito bonita e tem alguns versos brilhantes. O clip tem olhares que impressionam...

Pim! disse...

a essecia das musicas do abrunhosa s�o as letras que s�o muitas vezes verdadeira poesia, contudo isto n�o � facilmente identificavel nas musicas que passam na radio. uma pesquisa sobre a discografia mais recente vai mostrar-te porque mesmo sem simpatizarmos com ele e sem motivo aparente para gostar ficamos muitas vezes presos a sua sonoridade.