sábado, 4 de outubro de 2008

Voltei, voltei...

Voltei de lá
Ainda agora estava em França
E agora já estou cá!


Depois de recordar este grande êxito do Dino Meira, aqui fica então um micro-resumo do que foi esta semana.


Após mais de 1.000 kms apenas com duas paragens, chegamos a Bordéus, uma cidade muito gira onde o tema "Vinho" está sempre presente nas ruas e ruelas. Curiosamente, não vi praticamente nenhuns vinhedos e não vi nenhum Château, mas provei alguns belos vinhos.
Seguimos para Lyon, bem no interior de França. Cidade suburbana, feia, escura e suja, foi talvez a pior cidade onde alguma vez estive. Espero nunca mais ter que lá voltar.
Cerca de 150 kms para Sudeste, fomos ter a Tornon e Cloze d'Hermitage (o rio divide as duas vilas), na Côte du Rhone, e onde fiz a minha primeira grande incursão pelos vinhedos franceses, pisando os "terroirs" dos mais famosos produtores desta região.
Ainda mais a sudeste, fomos encontrar Chateauneuf-du-pape, mais uma sub-região da Côte du Rhone, onde, apenas de passagem, vimos mais algumas vinhas e onde, curiosamente, apenas bebemos cerveja!
Já em Espanha, passamos ao largo de Barcelona - e com vontade de entrar mesmo na cidade!!! - seguimos em direcção a Tarragona e, lá perto, descobri, finalmente, onde é o fim do mundo. è no Priorat. No meio do nada, o Priorat é uma zona vinícola de Espanha, onde há 10 anos existiam 3 produtores e hoje existem mais de 30. Visitamos 2 dos mais famosos. Foi a melhor experiência vinícola que já vivi.
Terminada a tour vinícola, lá fomos até Madrid e, para finalizar, já no regresso, uma incursão por Salamanca, para um momento gastronómico.
Pelo meio, ficam algumas peripécias, como o rato que passou aos meus pés no final de um jantar miserável ou o hotel onde faltou a água quente para o banho matinal ou ainda as 3h que demoramos a chegar áquela reunião, só porque existiam 3 ruas com o mesmo nome.
Com quase 4.000 kms, dos quais apenas não conduzi 150 km, regresso com a certeza de que se há profissões que nos podem proporcionar momentos únicos nas nossas vidas, a minha é, com certeza, uma dessas profissões.
Deixarei as fotos no flickr assim que descobrir o cabo USB da máquina! Depois informo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nota-se que os hotéis e restaurantes foram escolhidos cuidadosamente... :P