quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Com quem então é fácil???

Algum jeito que eu possa ter para a cozinha é facilmente descompensado pela falta de jeito que tenho para a "cozinha doce". Pois é, como pasteleiro sou "A Nódoa"!

Ora, se há uns dias, de uma forma muito simpática a Rosa, a meu pedido, disponibilizou a receita de Scones, era para eu experimentar!

Mas para experimentar, primeiro, tinha que comprar os ingredientes. Já aí começou a correr mal, pois eu só tinha lido uma única vez a receita e quando cheguei ao supermercado não tinha a certeza do que teria que comprar. Com algum feeling comprei farinha, fermento e ovos. Sabia que em casa tinha açucar, sal e manteiga. Quando cheguei a casa, mal pude, liguei o computador e fui ver a receita. Descobri logo algumas coisas interessantes: a minha memória já não é o que era, os ovos serviriam para fazer uma omolete (a receita não leva nenhum ovo!) e faltava leite (eu não bebo leite)! Fazer scones ficaria para outro dia.

No dia seguinte fui a casa da minha irmã e trouxe de lá um litro de leite. Já tinha todos os ingredientes! Por falta de tempo, acabei por ir adiando... até hoje.

Juntei os ingredientes de acordo com a receita, comecei a amassar à mão e, a determinada altura, a minha mão, a massa e o recipiente eram um só!
Alguém me explica como é que se faz bolinhas com uma massa assim pegajosa?
Ultrapassadas as dificuldades técnicas, lá sairam umas coisa como as que a foto documenta, que apesar do mau aspecto, sabem bem (no momento em que escrevo já só existem três!).

O que me vale é que nunca arriscaria convidar alguém a comer scones feitos por mim sem ter testado primeiro.
Terei que melhorar, e, até lá, mais vale continuar a ir à Xicara, na foz ou esperar que a Rosa ofereça uns scones bem jeitosos!

4 comentários:

Rosa disse...

Não têm mau aspecto, são... morenos?! :-D

Anónimo disse...

Concordo co a Rosa... Tirando a corzinha, (que eu gosto da comida pouco cozinhada) acho que até estão giros... Os scones nunca são muito 'certinhos'...
Jinhos

Anónimo disse...

LOL! Por essas e por outras é que eu ofereci um curso de culinária (para homens) ao meu respectivo!

Assim não sujou a nossa cozinha, nem estagou os nossos ingredientes!

(e cá entre nós que ninguém nos ouve aprendeu a fazer um lombo no forno melhor que o meu!)

Mike disse...

Obrigado pelo apoio!
Na verdade o problema é que o forno estava muito quente e deixei estar tempo a mais!
Estavam um bocadinho duros por fora, mas por dentro estavam mesmo bons. E o sabor também estava muito bem!
Acho que com mais cuidadinho, ficarão bem. Agora é só uma questão de encontrar uma boa companhia para partilhar os meus scones!
Mais uma vez agradeço à Rosa a simpatia!