terça-feira, 20 de março de 2007

Rádio Comercial ou a forma de acordar bem disposto

Este post estava guardado há algum tempo no já interrompido nó da gravata. Depois de feita a respectiva edição para que possa ser colocado nesta data e neste blog, aqui vai:
7:30h. O despertador toca. Primeiro o do telemóvel e, alguns minutos depois o rádio-despertador berra, eu, com a vergonha de possivelmente já ter acordado todo o prédio, baixo o volume e, a partir desse momento, aquela hora que ocupo para me arranjar antes de ir trabalhar é passado na companhia do Pedro Ribeiro e o seu programa da manhã. É assim que começa o meu dia - sempre com boa disposição.
Está dado o mote para este post.
Há cerca de uma década atrás, era eu um jovem estudante em época de exames, aproveitando as noites de puro silêncio para estudar. Isso permitia-me, não só dormir toda a manhã, como me sentir mais concentrado à noite, ou pelo menos pensava que sim. A minha companhia nessa altura em que ainda existiam miras técnicas na televisão, e televendas antes do fecho de emissão, era precisamente a mira técnica!
Passo a explicar - A mira técnica da TVI, nessa altura, era acompanhada do som da reestruturada Rádio Comercial, e do seu novo "Programa da Manhã" que se podia ouvir em diferido. A partir daí, tornei-me ouvinte fiel.
Obviamente que fora da época de exames, e voltando aos horários normais, ouvia o programa em directo. Ao José Carlos Malato já o ouvia nos tempos em que passou pelas tardes da RFM, dos outros, nunca tinha ouvido falar. Lembro-me que existia, na altura, um anúncio de imprensa que promovia a nova "rádio rock" e o seu programa da manhã. Era um anúncio em formato desenho animado, com as caricaturas dos animadores. A Lamy, o Malato, o Ribeiro e o Markl. Agora que penso nisso, os desenhos poderiam muito bem ser de autoria do Markl, seriam?
No ano 2000, acabei o curso e comecei a trabalhar. Se até aqui só conseguia ouvir a segunda edição do "HQMC", e isto apenas quando me conseguia levantar cedo, a partir do momento em que comecei a trabalhar, passei a ser ouvinte fiel.
Recordo daqueles tempos, um Natal em que a equipa desatou a ligar para as rádios concorrentes para desejar aos outros animadores, em directo, as boas festas. Foi genial! Lembro ainda que o programa que reinava na altura era o do "Pedro Tojal a acordar Portugal" com a Maria João Simões (o que é feito dela?) na RFM.
Em 2002, o Malato e a Lamy saem para a concorrente Antena3, para as renovadas "Manhãs da 3". A elegante Maria de Vasconcelos passa a ser a voz doce da manhã. Foi do tipo "primeiro estranha-se e depois entranha-se", e entranhou-se mesmo. O programa subiu de nível e as manhãs passaram a ser ainda mais animadas com cantilenas "boa-onda" bem divertidas. Confesso que ainda tenho algumas dessas cantilenas arquivadas no disco duro.
Em 2003, com a restruturação das rádios do grupo "Media Capital Rádios", Pedro Tojal - que entretanto ia perdendo na luta pelas audiências para o "Programa da Manhã" - sai da RFM e assume o cargo de Director Geral do grupo "Media Capital Rádios". Decide, então, criar a rádio Best Rock FM e muda para aí o "Programa da Manhã". Se por si só, esta já seria uma má decisão tendo em conta o sucesso que era, já nessa altura, este programa e as suas rúbricas, como o "HQMC", a "linha avançada" com o José Nunes, a "rapidinha da manhã", a "Comercial Internet", pior se tornou quando a Best Rock FM surge apenas como rádio para a Grande Lisboa, Coimbra e Grande Porto. Nessa época, a minha vida profissional obrigava-me a deslocações para fora do Grande Porto, o que me impedia não raras vezes, de ouvir o programa. Era o início do fim das manhãs de barrigadas de boa disposição.
Nos finais de 2004 surge a má-nova. Nuno Markl iria sair para a Antena3, Maira de Vasconcelos, por motivos pessoais, sairia também. O Pedro Ribeiro desaparecia do ar - vim a descobrir uns meses depois que estava no RCP no mesmo horário - e por isso passei a sintonizar a Antena3.
Confesso que nunca gostei. Se se tratasse de futebol, eu diria que as "Manhãs da 3" era a Liga de Honra e o "Programa da Manhã" a Liga dos Campeões. Ainda procurei algumas vezes sintonizar o RCP, mas aquele registo e estilo de música, não davam margem para o Ribeiro animar. Daí que quando em 2006, o Ribeiro voltou para o ar na Comercial, foi com satisfação que eu voltei a sintonizar o rádio na Comercial. Embora não seja o programa galáctico que era - não existe comparação possível entre os Caixilhos e o HQMC - é o melhor que se pode ter, actualmente, nas manhãs da rádio em Portugal.
Este Post é o meu agradecimento a todos os que contribuem para que as minhas manhãs sejam menos dolorosas, menos cinzentas - os animadores, a rádio e todos os que a constroem. É também a justificação para todos aqueles que, ao meu lado no trânsito me observam e me julgam doido, por estar a rir ou a cantar quando o cinzento é a cor reinante nas filas de trânsito, quando o sobrolho ainda vai franzido.
Porque acordar bem disposto só é possível assim.

Sem comentários: