quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Carta Aberta Ao Sr. Jumbo

Exmo. Sr. Jumbo,

Serve a presente para solicitar a sua atenção para o facto de o vosso gingle do anúncio da feira de vinhos conter uma pequena imprecisão.
No referido gingle, a determinada altura ouve-se "branco, verde ou tinto".
Gostaria que entendesse que os vinhos podem ser brancos, rosés ou tintos, mas nunca verdes. Verde é uma região - Vinho Verde - e não uma cor de vinho.
Os Vinhos Verdes, assim como os Maduros (maduro também é um termo usado na gíria vinícola, dado que o termo correcto - ainda que irritante - é Tranquilo, o que não quer dizer que os Verdes sejam agitados, não, apenas contêm CO2, o que os torna mais vivos), mas como dizia, os Verdes e os Maduros podem, em ambos os casos, ser brancos, rosés ou tintos.
Sr. Jumbo, já sei que não é fácil trabalhar com as agências de comunicação pois, segundo sei, nem sempre interpretam bem os briefings, ao mesmo tempo que, só porque as agências têm criativos não quer dizer que sejam criativos sapientes. Como sabe, criatividade e cultura não é uma e a mesma coisa. Ainda assim, penso que deveria o Sr. ter supervisionado o trabalho que estava a ser feito para comunicar a feira de vinhos dos seus supermercados. Se o Sr. Cunha do minimercado Cunha ou a D. Fátima da mercearia Fatita não têm a possibilidade de fazer estas acções e por isso, não incorrem nestas imprecisões, já o Sr. Jumbo deveria tomar mais atenção.
Já agora, para evitar imprecisões futuras, fique o Sr. a saber que, os vinhos brancos, Verdes ou Maduros, têm um método de produção diferente dos tintos. Os brancos fermetam sem contacto com a película (casca) da uva e o tinto fermenta em contacto com a película. Quanto aos Rosés, mais não são do que o resultado de uvas tintas fermentadas como as brancas, e, por isso, não adquirem a cor que é transmitida pela película, como é o caso dos tintos. Em nenhum destes processos, posso-lhe assegurar, teremos como resultado um vinho de cor verde.
Informo-o ainda que me encontro à sua inteira disposição para adicionais esclarecimentos.
Sem mais, de momento, e na esperança de ver esta situação corrigida no futuro, despeço-me, com a mais elevada estima e consideração.

Atentamente,

Mike

5 comentários:

Anónimo disse...

As coisas que uma naba no que respeita a vinhos aprende às 9h da manhã! ;)

Kisses

Unknown disse...

sei q n tem nada a ver mas espero q possa ler e m responder!
ola! meu nm eh amanda e sou brasileira! axei seu blog vasculhando a internet! hehe por ter interesse em desportos.
vou passar um tempo ai em Portugal no final desse ano e depois volto para o Brasil, terminar minha faculdade (Educacao Fisica) e logo em seguida me mudo para Porto.
Gostaria de obter algumas informacoes com vc sobre Porto.. se for possivel! nao so da cidade, como tb do campo de trabalho.. com dança e ginastica ritmica. aqui no brasil sou professora.
estou buscando conhecer pessoas q possam m ajudar! desde ja.. obrigada!

amandabatistagrd@yahoo.com.br

Mike disse...

Amanda,
Obrigado pela visita.
Assim que tiver algum tempo mando e-mail com as informações solicitadas.

Pedro disse...

Boas,

Bastante pertinente e interessante!!

Mike disse...

Porthos,

Obrigado.
Espero que vás deixando mais comentários porque, acredito, os teus comentários vão ajudar a animar o tasco.