terça-feira, 3 de abril de 2007

Voar baixinho

Nas minhas viagens cibernauticas por outras vidas, descubro coisas que são, para mim, fenómenos sociais admiráveis. Ou então deploráveis. Mas como o comportamento humano me fascina, fico-me pelo admirável.
Descubro, por exemplo que os blogs femininos tem muita afluencia de públicos masculinos. No caso dos blogs cujas autoras escrevem redundantemente sobre sexo, então quase só afluem homens. Não sendo uma análise científica, nem utilizando métodos de análise científica, chego a esta conclusão quando leio os comentários colocados e assinados, numa esmagadora maioria por homens. Blogs com temas abrangentes recheados de qualidade como este ou este não têm posts com um terço dos comentários desses outros blogs.
O mais curioso é que todos são verdadeiros entendidos, transformando tudo o que comentam em verdades absolutas, pelo menos é o que concluo sobre o que leio nesses comentários.
A legítima democratização dos blogs, permite que me delicie com estes fenómenos. Mas continuo a acreditar que tais fenómenos são reflexo da solidão vivida pelas pessoas na sociedade actual.
Acresce ainda que a maioria dos comentários são colocados em horários supostamente laborais, o que me faz pensar na produtividade das empresas - ou na falta de produtividade - de tal forma que acredito cada vez mais que este país está fodido, virtualmente fodido!
Voltando ao tema central, e para concluir, entendo que cada um de nós é, à sua maneira, um entendido em todos os assuntos mais ou menos triviais, o futebol e o sexo têm claro ascendente sobre qualquer outro tema. E se ser "treinador de bancada" está ao alcance de muitos, ser "entendido nos assuntos de sexo" está ao alcance de todos, no entanto, na forma como muitas pessoas exprimem a sua opinião, parece-me que andam a voar baixinho, por entre os pinheiros. Já alguma vez viram um avião a voar baixinho por entre os pinheiros? Eu não!

2 comentários:

Maria Miriam disse...

Aproveitei para visitar os links que tu propuseste. Um deles levou-me a um sítio que eu conheço.
Nos blogs acontece o que acontece na sociedade em geral. Quando se fazem coisas com qualidade haverá, provavelmente, um reconhecimento. Muitas vezes, isso não significa ser popular, ser evidente, vender mais...

Mike disse...

Maria Miriam, foi precisamente através desse sítio que já conheces que conheci o teu blog.
E vou lá frequentemente, pena não ser actualizado mais vezes, mas todos temos vidas próprias e afazeres, por certo.
Os exemplos que dei respeitavam os critérios que me permtiam suportar a minha teoria: são blogs com textos de qualidade, escritos por homens e com menos "tráfego".
Obrigado pela visita e pelo comentário.