segunda-feira, 9 de abril de 2007

Máquina do Tempo

Enquanto conduzo, vem-me à cabeça uma ideia - o que poderia ter sido se tivesse tomado outras opções? - o exercío começa. Penso no passado. Se tivesse tomado outras opções, se me tivesse dedicado mais, se me tivesse esforçado mais, se tivesse treinado mais, onde estaria e o que estaria a fazer hoje? Seria uma pessoa melhor? Teria mais sucesso? E então penso em todas as opções que tomei.
Se entrasse na "máquina do tempo" e recuasse dez anos, sei que mudaria, sei o que mudaria. Se apenas recuasse cinco anos, sei que sim, também faria diferente, muito diferente. Se recuasse apenas um ano, ainda assim, mudaria.
Penso no presente. O que tenho e o que construí. Como consegui, o que me custou e custa, todos os dias. O que não consegui, o que não tenho e porque não tenho. O que perdi.
Nestes dez anos de memórias, em que ainda entram os tempos de estudante e o início de carreira, construí o meu caminho, aquele que me levará ao meu destino. E percebo. Percebo que não foi sozinho que construí este caminho e, por momentos, penso nos amigos.
Todos os que fazem parte do meu mais recente passado, destes dez anos guardados na memória recente, todos os que acredito que cá estarão quando o tempo passar, e que depressa ele passa! Todos os que fazem parte do que eu sou, do que eu fui e do que serei. E por todos eles decido que se viajasse na máquina do tempo, seria uma viagem de apenas seis meses. Então sim, mudaria alguma coisa...

1 comentário:

Anónimo disse...

EFEITO BORBOLETA DIZ-TE ALGUMA COISA?